Sabe o que levou grandes marcas e empresas a mudar para Headless Commerce como forma de acompanhar as tendências de consumo em constante mudança?
Nos últimos anos, assistiu-se a uma grande mudança nas experiências de ecommerce, com o aumento das compras através de dispositivos móveis, ou pelas redes sociais, e com algumas inovações de gigantes como a Amazon. À medida que as exigências digitais e o mercado, se expandem cada vez mais rápido para além das lojas físicas, o crescimento do consumo online tem sido significativo, e uma forma estratégica de ter mais alcance e satisfazer as expectativas e exigências dos clientes.
Mas como é que as empresas podem estar presentes online e acompanhar todas as mudanças e tendências tecnológicas? Quais são os desafios de inovação do mercado atual?
Os clientes não se importam com a tecnologia que utilza na sua loja online, mas é evidente, que se preocupam com a forma como vivenciam a sua marca. Cada negócio tem objetivos, fluxos, e necessidades diferentes, proporcionando experiências únicas. Mas, por outro lado, tornou-se mais confortável para os consumidores, acederem a produtos e serviços a qualquer hora e em qualquer lugar (principalmente através de dispositivos móveis e Apps). Então, é claramente hora de repensar como os negócios online são conduzidos!
Para marcas que enfrentam regularmente desafios, e que acompanham as mudanças no comportamento do consumidor, o Headless Commerce ajuda-as a expandir os limites da sua plataforma de ecommerce. Tornando-as mais flexíveis e responsivas às mudanças nas expectativas dos clientes e do mercado, permitindo-lhes alcançar clientes que compram noutros canais.
O que é o Headless Commerce?
O Headless Commerce é uma forma de ecommerce, que permite às empresas tornarem-se mais flexíveis e ágeis, ao separar o frontend (onde são feitas as vendas) e o backend (onde estão localizadas as questões mais operacionais, como o processamento de dados).
Sendo o Headless Commerce uma abordagem modular e orientada por API, torna-se mais rápido, mais flexível e funcional, porque as APIs facilitam a comunicação entre diferentes softwares. Ou seja, o backend pode executar as suas funções principais e experimentar novos recursos sem estar vinculado ao frontend. Por outro lado, as marcas podem personalizar as lojas online sem atingir o backend, e integrar as melhores ferramentas para as categorias necessárias, como CMS Headless, CRM, ERP, entre outras.
Também pode ler o artigo “Por que Headless Commerce? 6 razões para o utilizar em Ecommerce e na Web!” aqui.
As principais funcionalidades exigidas pelo Headless Commerce:
- Diferentes tipos de utilizadores e permissões;
- Preços públicos e preços ocultos (apenas visíveis para utilizadores registados);
- Políticas de descontos;
- Diferentes métodos de pagamento;
- Encomenda rápido ou encomenda repetida;
- Envio do produto para vários locais.
“Superior headless commerce made for speed and flexibility.”
Ecommerce Tradicional VS Headless Commerce
Continua com dúvidas? Vamos distinguir os dois conceitos!
Aqui estão as diferenças entre o ecommerce tradicional e o headless commerce:
Ecommerce Tradicional:
Nas plataformas de ecommerce tradicionais, o frontend está intimamente conectado ao backend, limitando assim a liberdade criativa e a capacidade para personalizar facilmente. Customizações, gráficos e elementos interativos podem ser mais difíceis de criar nessas plataformas, limitando consequentemente a experiência de ecommerce. Ou seja: o carrinho de compras, o CMS, o checkout, as subscrições, e o layout do website estão todos conectados. Uma mudança numa secção, requer mudanças noutra secção, o que torna as atualizações do website demoradas, e muitas vezes caras.
Headless Commerce:
O Headless Commerce é a solução recomendada para marcas que precisam de customização completa, e que preferem desacoplar o frontend do sistema backend, permitindo maior liberdade criativa e de design.
Porém, apesar da “separação”, o frontend e o backend comunicam entre si através de APIs (que, acima de tudo, facilitam a integração com outras plataformas).
A grande vantagem do Headless Commerce é que as marcas podem atualizar facilmente o frontend, sem ter que fazer alterações no backend.
Quais são as vantagens do Headless Commerce:
- Personalização ilimitada;
- Omnicalidade e melhor experiência do cliente;
- Facilidade de integrações;
- Experimentação rápida;
- Rapidez de lançamento no mercado;
- Carregamento de páginas mais rápido;
- Maior segurança;
- Agilidade e flexibilidade para se manter competitivo;
- Qualquer linguagem de programação ou estrutura (a equipa técnica pode escolher a stack preferencial);
- Menos necessidade de suporte de I.T.
Por que migrar para Headless Commerce com BigCommerce?
BigCommerce é uma solução SaaS líder no mercado, que permite às empresas escalarem rapidamente os seus negócios online. Além disso, é uma plataforma de ecommerce vantajosa em comparação com outras, devido à sua flexibilidade e elevado potencial de crescimento, ajudando desta forma, os clientes a desenvolverem o seu ecommerce
Saiba mais sobre a parceria entre a PIPECODES e BigCommerce aqui.
Existem 4 níveis de funcionalidade para o Headless BigCommerce:
- Storefront: camada frontend onde o comprador interage com o produto;
- Micro-serviços: integração personalizada de lojas online como subscrições e gestão de encomendas;
- API: a solução para os developers controlarem os pedidos e respostas;
- BigCommerce: responderá à aplicação com dados para backend.
BigCommerce e B2B – BundleB2B
O BundleB2B permite às empresas, expandirem rapidamente os seus negócios, com custos inferiores a outras plataformas concorrentes, simplificando o processo de gestão das equipas de venda e pós-venda. Totalmente integrado com o BigCommerce, este SaaS oferece funcionalidades dedicadas ao mercado B2B, para apoiar as empresas nas operações online, aprimorando a experiência de self-service B2B para comerciantes e clientes.
Funcionalidades do BundleB2B:
- Gestão de utilizadores;
- Equipa de vendas;
- Listas de compras partilhadas;
- Histórico de encomendas da conta do cliente;
- Controlo de visibilidade dos métodos de pagamento;
- Opção de repetir a compra;
- Bloco de encomendas rápidos;
- Portal de faturação e gestão;
- Gestão do catálogo de endereços da empresa;
- Processo de aprovação de cliente de armazém/ retalhista.
Mais informações sobre o BundleB2B – solução de ecommerce desenvolvida para BigCommerce, aqui.
Heis que chegámos ao momento em que se pergunta:
O Headless Commerce é a melhor solução para o meu negócio?
Na verdade, depende. Se o objetivo do seu negócio é escalar para outros mercados, proporcionar um atendimento diferenciado, e destacar-se no mercado, então é o momento para investir nesta tecnologia!
Analise os pontos abaixo, ajudá-lo-ão a perceber se Headless Commerce seria a melhor solução para o seu negócio:
- Atualmente, tem alguma limitação no tamanho do catálogo?
- O seu modelo de negócio baseia-se em subscrições?
- Envia aos seus clientes, informações de envio e status do pedido em tempo real?
- Pode integrar o seu ecommerce com qualquer integração personalizada (feita à medida)?
- Quantos endpoints de API abertos existem? São unidirecionais ou bidirecionais?
Embora o modelo Headless não se aplique a todos os casos de ecommerce, saiba que investir em projetos relevantes para o mercado, pode trazer benefícios significativos. Além da componente técnica ser favorável, esta tecnologia também contribui para uma estratégia de marketing mais eficaz, melhor desempenho da plataforma, e uma melhor experiência de compra para o utilizador.
Esperamos que este artigo tenha sido útil☺️
Sinta-se à vontade para nos perguntar mais sobre o assunto e partilhar as suas experiências connosco.